Semana Dourada - Explicar a Leucemia às Crianças

19.2.16
A Semana Dourada está a terminar, mas não sem antes publicar aqui mais alguns instrumentos importantíssimos para situações em que as famílias se deparam com um diagnóstico de cancro pediátrico.

Ninguém quer um diagnóstico destes, e muitas vezes quando se ouvem palavras como Leucemia, a angústia, o medo, a desorientação tomam lugar e a criança fica ainda mais perdida por estar a perceber que alguma coisa de muito grave está a acontecer, na angústia espelhada no olhar dos pais, mas sem que perceba bem o quê.

É preciso explicar a todos de forma simples e respeitando a capacidade de compreensão de cada um, de cada faixa etária e aí ainda muito está por fazer.

A Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, acaba de apresentar o vídeo animado “Sobre a Leucemia” que visa colmatar a falta de informação fidedigna e de qualidade na área da oncologia pediátrica.

O filme está integrado num projeto da Fundação que pretende abordar os tipos de cancro mais comuns no universo infantil através de animações. O segundo já se encontra em produção e irá abordar os Tumores no Sistema Nervoso Central. Por ano, surgem cerca de 350 novos casos o que faz do cancro pediátrico a primeira causa de morte não acidental na população infanto-juvenil.

A animação de 4 minutos conta a história do Carlos, uma criança a quem é diagnosticada leucemia aguda e a qual acompanhamos desde o momento do diagnóstico e explicação da doença, à realização dos primeiros exames e fase de internamento para realização de tratamentos, como do gradual regresso à vida normal. Numa linguagem científica adaptada às crianças, e com recurso a ilustrações visualmente cativantes, o cancro é explicado à população infantil e suas famílias. “Sobre a Leucemia” estará disponível no PIPOP e nas quatro unidades pediátricas oncológicas a nível nacional - IPOFG Lisboa, Coimbra e Porto e Hospital de São João.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...