Estávamos num Mercado de Natal em Berlim

20.12.16
Chegámos ao hotel pelas 21h, são 3h e eu não consigo dormir. Estou a vê-los dormir.
Costuma acalmar-me, hoje não.
Estávamos no mercado de Natal, jantámos lá, eles andaram de carrossel, todos andámos na roda gigante, passeámos, estivemos juntos. Nós e todos os que ali estavam, em família ou grupos de amigos que se encontraram depois do trabalho para estar juntos.
Estar juntos é para mim o verdadeiro espírito de Natal, e os Mercados de Natal de Berlim, os seus embaixadores.
Saímos dali felizes e foi já no regresso ao hotel, e por insistência de tantos telefonemas que soubemos o que se estava a passar noutro mercado de Natal da cidade. São dezenas. Ontem estivemos em dois diferentes, hoje noutros dois. Não calhou, não tinha que ser, mas podia ter sido.
Não me conformo com esta perda de liberdade, com este susto permanente. Esforço-me para que os meus filhos não sintam esta ameaça, esforço-me por não ceder à ameaça que não nos quer livres, mas não me conformo por ser um esforço.
Os que morreram estavam como nós, à mesma hora num mercado de Natal em Berlim, em família ou com amigos. Não me conformo e não consigo deixar de pensar. Já não me apetece aqui estar, já não sinto vontade, mas essa é a vitória de quem provoca estas situações. Por aqui aguardamos as diretivas de segurança para amanhã, mas dentro delas faremos tudo o que temos planeado e vamos continuar a partilhar aqui os nossos momentos.

3 comentários:

  1. É triste, mas é verdade, cada vez se torna mais perigoso viajar, não nos sentimos seguros em lado nenhum, e já não estamos a falar de países de terceiro Mundo, mas de Captais Europeias.Hoje foi Berlim e amanhã poderá ser Lisboa, ou Londres, Paris etc.
    É muito triste o que está a acontecer no Mundo inteiro.
    Desejo-vos resto de uma boa estadia e um bom regresso a casa ao nosso Portugal que para já ainda é um cantinho seguro..

    ResponderEliminar
  2. Força aí... como tu ia estar muito assustada. Cada vez tenho mais medo em viajar.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...